Como escolher uma babá para minha casa?



Contratar Babá

Em primeiro lugar, é fundamental que esta pessoa seja de confiança, por isso, busque por uma agência de confiança para checar as referências, avaliações de antigos trabalhos, indicações, checagem dos documentos, endereço, antecedentes e processos.

Certifique-se ao receber as fichas que a profissional tenha experiência na área e que desempenhe a função com responsabilidade. Entenda e avalie o motivo pelo qual ela deixou o emprego anterior.

A babá deve ter especialização na área - curso de primeiros socorros, cuidadora e/ou educadora infantil, recreadora, por exemplo. Tudo isso fará dela uma profissional capacitada para lidar com o dia a dia e demanda afinal, é com o seu filho que esta profissional passará todo o período de trabalho, e é ele quem deve aprová-la. Marque este primeiro encontro na sua casa, onde ela vai efetivamente trabalhar, para que ela se familiarize não só com a família, mas com o local.

Além disso, dedique um tempo para a adaptação. O ideal é que você esteja junto nos primeiros dias e que comece aos poucos antes de deixar a criança sozinha com ela. Assim todos podem se sentir mais seguros. Lembre-se ainda de apresentar a rotina de vocês: os horários aos quais a criança está acostumada, o que ela gosta ou não, o que fazer em determinadas situações, etc.

Avalie também a proximidade e o tempo de deslocamento, evitando que o trânsito prejudique a chegada da babá de acordo com o combinado. Pontualidade e disciplina são fatores importantes para que a rotina da família não seja impactada. Combinem previamente os horários e já acertem as horas extras, para quando forem necessárias. 


Quais cuidados tomar na hora de contratar um serviço de babá?

Você está colocando dentro da sua casa uma pessoa para cuidar daquilo que é mais importante: seu filho. 

É importante que esta profissional seja capacitada, que tenha feito cursos e especializações na área. Primeiros-socorros, cuidadora e/ou educadora infantil, etc. Isso fará dela uma pessoa mais experiente e preparada para atender às demandas da criança. 

Alinhem previamente a contratação e cumpra todas as exigências legais para evitar qualquer problema tanto para você quanto para ela. A PEC das domésticas garante algumas exigências na relação empregador-empregado e é necessário verificar questões como adicional noturno, trabalho aos finais de semana, horas extras.

Analise o comportamento durante a entrevista: os cuidados com ela mesma, a postura, a forma de falar, paciência, e se o seu filho gostou dela. Entenda a rotina e limitadores - se ela tem algum compromisso e precisa cumprir muito rigorosamente um horário, por exemplo. Isso pode te prejudicar caso eventualmente não consiga chegar a tempo.

Converse sobre suas escolhas em relação à criança e certifique-se de que ela compreende e está apta a segui-las. A alimentação, como deve ser feita a higiene e que tipos de atividades você não autoriza (se o seu filho, por exemplo, não deve ser exposto à televisão).


Como pagar pelo serviço de babá profissional e o que influencia no valor?

A PEC das domésticas formaliza e regulamenta os direitos da profissão. É importante saber que, segundo a lei, toda pessoa que oferece um serviço dentro da casa do empregador por mais de dois dias por semana é considerada empregada doméstica. É o caso da babá. Sendo assim, vale destacar que ela tem direito a FGTS, INSS, férias remuneradas e décimo terceiro salário, além dos encargos que cabem ao empregador recolher. O limite para a jornada semanal de trabalho é de 44 horas. Também é obrigatório o descanso de 1 hora. Em relação a valores, o piso para empregadas domésticas é o salário mínimo nacional ou regional. Por isso, alinhe desde o começo questões como: horário de trabalho, data de pagamento, adicionais e o que mais achar pertinente deixar bem especificado


Quais riscos devo me atentar ao contratar uma babá?

É importante que a criança conheça a profissional já na entrevista para que assim não haja dificuldade na adaptação, pois isso pode fazer com que você precise trocar a profissional mais adiante. Além disso, caso sinta mais segurança, você pode instalar câmeras e babás eletrônicas para acompanhar a casa à distância.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Contato

01198755-4810

0114277-6577

Para orçamento e informações. Entre em contato conosco ou envie um

e-mail para comercial@gethero.com.br 

Se preferir, preencha o formulário ao lado.

Atendimento presencial apenas com horário agendado. Não prestamos atendimento sem agendamento. 

Siga nossas redes sociais 

@2015  criado por GetHero sua maior agência.