top of page

E-social - Como acessar a nova plataforma?



Desde sua implantação, em 2015, o eSocial Doméstico passou por diversas mudanças. As alterações sempre tiveram o objetivo de melhorar sua experiência e ainda deixar todos os processos mais simples, rápidos, intuitivos e seguros.

Desde dezembro de 2022, o usuário que utiliza o eSocial Doméstico passou a acessar a plataforma através do login do gov.br ou pelo certificado digital, não sendo mais possível entrar com o código de acesso. Essa ação visou otimizar os processos de segurança do empregador e foi feito por fases, que teve início em 12/12/2022.


O gov.br é um meio de login único aos sistemas públicos digitais. Possui características que garantem um grau de segurança na identificação e autenticação de cada cidadão que acessa o serviço digital. E, por isso mesmo, é muito superior ao modo usual de login no eSocial, por CPF, código de acesso e senha.

Se você já utilizou algum dos serviços oferecidos pelo Governo Federal, como, por exemplo, Conecte SUS, Meu INSS, eCAC, etc, basta clicar em “entrar com gov.br” na página de login do eSocial. A partir disso, o usuário deve utilizar suas credenciais para o acesso (será exigido o CPF e senha).

É importante destacar que caso o usuário não possua uma conta gov.br, será possível fazer uma credencial na mesma página. Ao inserir o CPF, o usuário será direcionado para o cadastramento e concessão de níveis de confiabilidade.


Níveis de confiabilidade

Para ter acesso ao eSocial doméstico, o usuário precisará ter o nível de confiabilidade classificado em ouro ou prata. Por isso, é fundamental fornecer as validações requeridas pelo governo federal para garantir uma conta prata ou ouro e assim manter o acesso ao eSocial. Caso o usuário ainda não tenha atingido as credenciais necessárias, não há motivo para preocupação. Ainda na plataforma é possível aumentar o nível de confiabilidade da sua conta por meio de concessão de selos conforme as informações e documentos validados pelo site do Governo.


Para saber os documentos necessários em cada etapa, basta conferir as informações abaixo:


Nível Bronze

Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Previdenciários Selo Balcão Presencial (INSS)


Nível Prata

Selo Internet Banking (bancos conveniados) Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União Selo Validação Facial da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)


Nível Ouro

Selo de Certificado Digital de Pessoa Física Selo Validação Facial biometria facial da Justiça Eleitoral



3 visualizações0 comentário

Comments


Agência de Domésticas GetHero
bottom of page